Notícias da autoria ticMAIS Destaques diários da Comunicação Social

Revista de Imprensa

Publicado por: António Pinheiro da Costa - Coruche - 28 de Março, 2024

Revista de imprensa de hoje:

. ……

Governo autoriza despesa de 6,5 milhões nas escolas para preparar provas digitais do 5º, 8º e 9º ano

Publicado por: António Pinheiro da Costa - Coruche - 26 de Março, 2024

O Conselho de Ministros aprovou na semana passada a aquisição de novos computadores por parte dos Agrupamentos de Escolas e Escolas não Agrupadas. O objetivo é substituir os equipamentos avariados e garantir condições para a realização das provas de aferição e provas nacionais em formato digital. Mais…

Compra da Nowo pela Vodafone Portugal cai com chumbo da Autoridade da Concorrência

Publicado por: António Pinheiro da Costa - Coruche - 26 de Março, 2024

Mais de ano e meio depois da Vodafone Portugal ter avançado com a proposta de aquisição da Nowo, a compra vai agora cair com chumbo da Autoridade da Concorrência. A operadora diz que é uma oportunidade desperdiçada para reforçar a competitividade do mercado”. Mais…

Arranque da criação do Campus Ciência XXI oficializado a partir desta sexta-feira

Publicado por: António Pinheiro da Costa - Coruche - 22 de Março, 2024

A criação de um campus de ciência e tecnologia,” aberto à sociedade e orientado para o futuro,” traduz-se, numa primeira fase, na reabilitação e adaptação de dois edifícios na Avenida do Brasil em Lisboa, onde já funciona a unidade FCCN. Mais…

Tecnologia da portuguesa Stratio ajuda mais de 3.000 autocarros a circular em Singapura

Publicado por: António Pinheiro da Costa - Coruche - 22 de Março, 2024

A tecnologia preditiva da portuguesa Stratio permitirá minimizar o tempo de inatividade dos autocarros, reduzir os custos de operação e melhorar a experiência dos passageiros dos transportes públicos em Singapura. Mais…

Recrutar competências digitais avançadas em Portugal é difícil, mas menos do que noutros países

Publicado por: António Pinheiro da Costa - Coruche - 19 de Março, 2024

Mais de um terço das empresas em Portugal têm dificuldade em encontrar pessoas com competências digitais avançadas, indica um estudo que sugere propostas com modelos de trabalho flexíveis, melhores salários e maior equilíbrio entre vida profissional e pessoal para atrair talento. Mais…

Explicador: O que é uma VPN e quais as vantagens da sua utilização?

Publicado por: António Pinheiro da Costa - Coruche - 19 de Março, 2024

Deseja adicionar uma maior proteção às ligações dos seus equipamentos ou ter mais privacidade na navegação online? Saiba como uma VPN o pode ajudar. Mais…

Greve às provas de aferição e exames do 9º ano em formato digital vai avançar a 8 de abril

Publicado por: António Pinheiro da Costa - Coruche - 19 de Março, 2024

A Fenprof e a ANPRI decidiram que vai avançar, para já, a greve a funções de apoio e manutenção dos equipamentos tecnológicos e ao suporte técnico de provas de aferição e exames em formato digital, que se iniciará a 8 de abril, podendo prolongar-se até ao final do ano lectivo. Mais…

Startup cria painéis solares leves e flexíveis para produzir energia em qualquer lugar

Publicado por: António Pinheiro da Costa - Coruche - 12 de Março, 2024

Qualquer superfície poderá ser um bom painel solar. E para uma startup israelita esta verdade é para ser levada a sério. De tal forma que a empresa desenvolveu painéis solares leves e flexíveis para produzir energia em qualquer lugar. Empresas como a Amazon, Volkswagen e Hyundai já estão a tirar proveito. Mais…

Maior edifício europeu impresso em 3D criado em apenas 140 horas

Publicado por: António Pinheiro da Costa - Coruche - 7 de Março, 2024

A Wave House é o maior edifício da Europa a ser criado por impressoras 3D, num processo de impressão que demorou apenas 140 horas. Os retoques finais foram depois dados por funcionários humanos. Mais…

“Isto não parece ser barato”: veterano da indústria automóvel surpreende-se com BYD

Publicado por: António Pinheiro da Costa - Coruche - 1 de Março, 2024

Os preços praticados pelas fabricantes chinesas deixam as restantes em estado de alerta, havendo até quem acredite que estas últimas sairão prejudicadas, caso não acompanhem a tendência. Ora, um veterano da indústria automóvel decidiu testar uma opção assinada pela BYD, o Seagull, e a surpresa foi real. Mais…

Carteira de identidade digital da União Europeia recebe aprovação do Parlamento Europeu

Publicado por: António Pinheiro da Costa - Coruche - 1 de Março, 2024

O enquadramento regulatório para a carteira de identidade digital europeia ainda precisa de ser formalmente aprovado pelo Conselho da UE para poder avançar.
Depois de um acordo final em novembro do ano passado (UE), o Parlamento Europeu aprovou o enquadramento regulatório para a carteira de identidade digital da União Europeia, com 335 votos a favor, 190 contra e 31 abstenções. Mais…

Finanças: já tem poucos dias para atualizar o agregado familiar

Publicado por: António Pinheiro da Costa - Coruche - 14 de Fevereiro, 2024

Já atualizou o seu agregado familiar no Portal das Finanças? Se ainda não o fez, não se esqueça de o fazer, pois o prazo termina já a 15 de fevereiro. Saiba em que situações deve atualizar o seu agregado familiar. Mais…

Block’Fire: balão extintor que pode mudar a forma como combatemos os incêndios

Publicado por: António Pinheiro da Costa - Coruche - 14 de Fevereiro, 2024

O Block’Fire, uma nova ferramenta de extinção de incêndios, promete mudar a forma como lidamos com os incêndios, oferecendo uma solução acessível e eficaz tanto para os profissionais como para os cidadãos. Mais…

Newton de Gaza: Jovem de 15 anos cria sistema para gerar luz

Publicado por: António Pinheiro da Costa - Coruche - 14 de Fevereiro, 2024

A guerra em Gaza continua e há iniciativas diplomáticas que têm como objetivo um novo cessar-fogo entre Israel e o Hamas. Cada vez há mais pessoas a passar fome e a viver em tendas. Hussam, um jovem de 15 anos, criou um sistema para iluminar a sua tenda. Mais…

ID.GOV: Documentos na app passam a ter o mesmo valor que os físicos

Publicado por: António Pinheiro da Costa - Coruche - 11 de Fevereiro, 2024

A aplicação ID.gov da Administração Pública já é usada por mais de 3 milhões de utilizadores. Recentemente, com a publicação da Lei n.º 19-A/2024, de 7 de fevereiro, os documentos disponíveis passaram a ter o mesmo valor legal que os documentos físicos. Mais…

Dispositivo semelhante a um caranguejo que gera energia a partir das ondas do mar

Publicado por: António Pinheiro da Costa - Coruche - 9 de Fevereiro, 2024

O tempo é de cortar amarras com ideias e conceitos do passado. A engenharia quer-se arrojada na procura de novas fontes de energia. É importante conhecer a forma de a gerar, captar, transportar e armazenar. Um exemplo é o mostro marinho mecânico que tem semelhanças com um caranguejo e gera energia a partir das ondas do mar. Conheça o Blue X e o Projeto RSP. Mais…

Serviços digitais: ANACOM é a autoridade coordenadora em Portugal para a DSA

Publicado por: António Pinheiro da Costa - Coruche - 9 de Fevereiro, 2024

O Governo aprovou hoje o decreto-lei que designa a ANACOM como autoridade competente e coordenadora dos serviços digitais em Portugal, na aplicação do regulamento europeu DSA. Mais…

ANACOM multa MEO, NOS, Vodafone e NOWO em 465 mil euros por serviços de valor acrescentado

Publicado por: António Pinheiro da Costa - Coruche - 6 de Fevereiro, 2024

A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) aplicou coimas num valor global superior a 465.000 euros à MEO, NOS, Vodafone e NOWO por violarem regras de barramento dos serviços de valor acrescentado, anunciou hoje o regulador. Mais…

Aprovado! Marcas obrigadas a reparar equipamentos mesmo fora da garantia

Publicado por: António Pinheiro da Costa - Coruche - 6 de Fevereiro, 2024

Já lhe aconteceu ter um equipamento e estando este fora da garantia ter-lhe sido negada a reparação? A partir de agora tudo será diferente. Bruxelas aprovou o direito à reparação e agora as marcas são obrigadas a reparar equipamentos mesmo que fora da garantia. Mais…

“Caixa negra” chega este ano aos automóveis! Saiba quando

Publicado por: António Pinheiro da Costa - Coruche - 1 de Fevereiro, 2024

Em 2022 começamos a falar que, um estilo de “Caixa negra” iria chegar aos automóveis. Este sistema vai passar a equipar os automóveis e terá funções idênticas ao que já existe nos aviões. Mais…

Android Auto recebe as primeiras grandes novidades de 2024! Descubra o que está a chegar

Publicado por: António Pinheiro da Costa - Coruche - 26 de Janeiro, 2024

Depois de muitos tempo de abandono, a Google não se cansa de melhorar o Android Auto e de dar-lhe novidades. 2023 foi um ano importante para esta integração do Android nos carros e parece que 2024 segue o mesmo caminho. Ainda agora começou e já surgem novidades. Descubra o que está a chegar. Mais…

Atenção ao excesso de velocidade: operação “Viajar Sem Pressa”

Publicado por: António Pinheiro da Costa - Coruche - 16 de Janeiro, 2024

Atenção à velocidade e não só! ​A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) lançam hoje a Campanha de Segurança Rodoviária “Viajar sem pressa”, inserida no Plano Nacional de Fiscalização (PNF) de 2024. Mais…

BioCharger é um carregador portátil que gera eletricidade a partir da madeira

Publicado por: António Pinheiro da Costa - Coruche - 16 de Janeiro, 2024

A Rolls-Royce e a Volvo CE juntaram-se à Air Burners para desenvolver uma máquina portátil e inovadora que transforma madeira e resíduos vegetais em energia. Conheça o BioCharger! Mais…

How to TeK: Sabia que pode apresentar propostas e participar nas votações de projetos de cidadania através do Participa.gov?

Publicado por: António Pinheiro da Costa - Coruche - 9 de Janeiro, 2024

A plataforma Participa.gov permite a todos os cidadãos portugueses terem uma palavra a dizer sobre assuntos de cidadania. Pode contribuir com o voto em projetos da sua área de residência ou abrir uma nova proposta sobre as iniciativas disponíveis. Saiba como fazê-lo. Mais…