<< Entrada

iPhone OS – Apple cria programa de desenvolvimento para universidades

22 de Setembro, 2008

Com o principal objectivo de incentivar os professores das universidades a criarem  turmas de desenvolvimento para o iPhone OS, a Apple lançou um novo programa de desenvolvimento para a sua plataforma móvel, visando numa primeira fase as instituições de ensino superior dos Estados Unidos.

Acessível pela comunidade de programadores online da Apple, ele possibilita que sejam criadas equipas de desenvolvimento com até 200 estudantes cada. Desse modo, será possivel aceder aos recursos disponíveis para a criação e teste de aplicativos para iPhones e iPods touch. Além disso, gozam do direito de distribuí-los pela App Store ou através de Ad-hoc.

No entanto, o atual acordo de privacidade do programa de desenvolvimento impede que sejam feitas discussões técnicas sobre a criação de aplicativos para o iPhone OS, mesmo entre desenvolvedores. Isso deixa um mistério no ar, já que a Apple provavelmente terá de estabelecer um novo acordo destinado especificamente a estudantes ou fazer mudanças no actual para se adequar a esse novo cenário.

Esta situação deixa uma dúvida no ar, uma vez que o actual acordo de privacidade do programa de desenvolvimento impede que sejam feitas discussões técnicas sobre a criação de aplicativos para o iPhone OS, mesmo entre programadores. Provavelmente a Apple terá de constituir um novo acordo destinado especificamente a estudantes ou fazer modificações no actual para se adequar a esta nova realidade.

De momento, o iPhone Developer University Program encontra-se apenas disponível para algumas universidades credenciadas nos Estados Unidos, sem haver previsão de alargamento a outros países. Para os estudantes, ele não implica nenhum custo adicional.

Fonte: Macworld via BLOG.MACMAGAZINE

Etiquetas: , ,