<< Entrada

U. E. lança megaprojecto ligado às células de combustível e ao hidrogénio

15 de Outubro, 2008

A Comissão Europeia considera que as tecnologias ligadas às células de combustível e ao hidrogénio têm um enorme potencial para ajudar a Europa a enfrentar com sucesso os desafios energéticos.

A União Europeia (UE) lança assim um ambicioso projecto de 1000 milhões de euros com o objectivo de tornar a Europa líder mundial nas tecnologias ligadas às células de combustível e ao hidrogénio, que para grande número de especialistas poderão ser a base energética de um futuro sem emissões de gases com efeito de estufa e sem combustíveis fósseis.

O investimento será feito conjuntamente pela UE, 60 centros de investigação e 60 empresas industriais, no âmbito da Joint Technology Iniciative (JTI).

De modo a que estas tecnologias se difundam a todo o mercado energético europeu entre 2010 e 2020, nos próximos seis anos, esta parceria público-privada vai apostar na investigação, desenvolvimento tecnológico e demonstração nas células de combustível e no hidrogénio.

De acordo com Janez Potocnik, comissário europeu para a Ciência e Investigação, “o desenvolvimento destas tecnologias é decisivo para dar resposta aos desafios das alterações climáticas e da energia”, porque as células de combustível “são uma tecnologia de conversão eficiente” e o hidrogénio “pode ser uma fonte de energia limpa”.

Fonte: Expresso

Etiquetas: ,