<< Entrada

Aviões e veículos de papel vão mesmo transportar pessoas

20 de Outubro, 2008

O Buckypaper, um novo material que é 10 vezes mais leve que o aço, mas 500 vezes mais forte, está a ser desenvolvido na Universidade da Florida e os Cientistas que trabalham no projecto, acreditam que pode ser usado no fabrico de aviões, carros, electrodomésticos ou ferramentas de trabalho com custos inferiores e maior eficiência energética.

O Buckypaper tem por base a aplicação de nanotubos – um conceito que tem vindo a ser desenvolvido por laboratórios de nanotecnologia de vários países e é 50 mil vezes menos espessos que um cabelo humano.

Uma vez criado o Buckypaper, a prioridade dos cientistas concentram-se agora no desenvolvimento de um processo de fabrico que possibilite a produção e a comercialização do novo material a custos reduzidos.

Segundo a Reuters, o Buckypaper consegue conduzir electricidade do mesmo modo que o cobre, mas permite a dispersão do calor como o aço.

Até então, o nano-material mais resistente do mundo era conhecido por IM7 – os cientistas da Universidade da Florida crêem que podem superá-lo com um da mesma “família”, mas 35% mais leve.

Fonte: Exame Informática

Etiquetas: , ,