<< Entrada

Últimas sobre o computador Magalhães

27 de Outubro, 2008

PT leva Magalhães para Marrocos, Cabo Verde e São Tomé

Segundo o Jornal de Negócios, a Portugal Telecom (PT) vai levar o computador portátil Magalhães também para Marrocos, Cabo Verde e São Tomé, de forma a sensibilizar as autoridades locais para a importância de apostar no desenvolvimento da sociedade de informação, anunciou o presidente executivo da PT. 

Entregas do Programa e-escolinha concluídas até Abril
 
Segundo João Paulo Sá Couto, administrador da JP Sá Couto, a conclusão do processo de entrega dos cerca de 500 mil  computadores Magalhães encomendados no âmbito do programa e-escolinha deverá acontecer antes do prazo previsto.

A data prevista inicialmente, apontava para o final do actual ano lectivo, mas a totalidade dos computadores será entregue até Abril de 2009. 
 
O administrador aproveitou para esclarecer, que a JP Sá Couto nada tem a ver com os problemas de distribuição que ontem vieram a público na comunicação social, assegurando que a empresa está “desejosa” para proceder à entrega das várias dezenas de milhar de Magalhães que já tem em stock.
 
A JP Sá Couto vai inaugurar no dia 25 deste mês (Sábado) mais duas linhas de montagem – ainda nas instalações da actual fábrica de Matosinhos -, elevando a produção em série de modelos Magalhães, das actuais 40 mil para as 75 mil unidades mensais.
Na mesma região e já no início de Novembro, com um investimento total de 30 milhões de euros (20 milhões em infra-estrutura e 10 milhões em equipamento básico), está prevista a inauguração de uma nova fábrica, que vai criar 300 a 400 novos postos de trabalho directos. No segundo trimestre de 2009, esta unidade produzirá 250 mil computadores Magalhães ao mês, maioritariamente para dar resposta às encomendas internacionais.
Para além do fornecimento do e-escolinha, a Empresa já tem garantida a encomenda de um milhão de Magalhães para a Venezuela, um processo que terá o seu início no próximo mês de Dezembro e que se prolongará durante 2009.
A empresa mantém neste momento negociações para a exportação do conceito com Angola, Moçambique, Argentina, Líbia, Bélgica e Hungria

Estas declarações foram proferidas numa conferência de imprensa realizada hoje.

Computador Magalhães com novo preço

Portátil Magalhães vê o seu preço subir mesmo antes de chegar ao mercado.

A JP Sá Couto comunicou que o portátil Magalhães equipado com o processador Atom custa 329 euros, já com IVA.

Isto significa que computador Magalhães custa mais 44 euros que a versão equipada o processador Celeron, que está à venda ao público por 285 euros. A diferença de custo deve-se sobretudo à própria natureza dos processadores – o Atom é mais caro – mas também à desvalorização do euro face ao dólar.


‘Magalhães’ tem 400 mil alunos em lista de espera

O  JN de hoje também notícia com tema de capa que o ‘Magalhães’ tem 400 mil alunos em lista de espera, dizendo que o atraso está ligado a falha no formulário por maioria dos candidatos não possuir B.I.

Só no dia 22/10/2008 (ontem) foi efectuado o carregamento informático dos pedidos para o Magalhães, um mês depois do Governo ter distribuído 3 mil computadores e apontar a entrega de 500 mil portáteis como meta até ao final do ano.

O facto de só agora ter arrancado o processamento dos pedidos faz com que 400 mil alunos estejam em lista de espera para receber o computador português de baixo custo.

De acordo com o referido jornal, o atraso é devido a um erro nos formulários dos pedidos preenchidos pelos encarregados de educação de alunos do 1.º Ciclo. Em questão está o facto de a folha de inscrição pedir o número do B.I., algo que nem sempre é possível preencher uma vez que muitos alunos do ensino básico ainda não possuem bilhete de identidade.

Para ultrapassar essa circunstância, os serviços do Ministério da Educação e do Plano Tecnológico optaram por criar uma  tripla  referenciação que evitasse enganos – código da escola, data de nascimento do aluno e o ano escolar que frequenta. Esta alteração originou o atraso do carregamento dos formulários em papel para o sistema informático em um mês.

 

Vídeos Gato Fedorento – Zé Carlos – Magalhães

 1                   2



Professores em formação sentem-se envergonhados
 
 
Tem vindo a ser noticiado o aparecimento de comentários e vídeos de acções de formação patrocinadas pelos Ministério de Educação a professores, em que estes são convidados a cantar músicas dedicadas ao Magalhães. «Palhaçada», «desalento» e «frustração» são algumas das expressões manifestadas no YouTube.

Veja um dos vídeos da polémica:

 1                2


O nome do computador Magalhães é utilizado em esquemas de fraude

Também surgiram notícias de burla com base no pequeno computador.
 
Segundo a agência Lusa, já foi identificada uma empresa que alegou ser representante do Ministério da Educação (ME) para angariar compradores para o portátil.

Na sequência disso, a Direcção Regional de Educação do Norte está a averiguar a acção da empresa que se faz passar por parceira do Estado para vender o computador “made in Portugal”.

“Foi identificado um local onde uma empresa, pretensamente representante do Ministério da Educação, contactou as famílias, nas suas casas, com o objectivo de proceder à angariação de compradores destes computadores”, revela o comunicado da Direcção Regional de Educação do Norte (DREN).

A DREN apresentou uma queixa no Ministério Público e aproveitou para esclarecer que o Magalhães só pode ser encomendado pelos utilizadores abrangidos pelo programa e-escolinha e nos Centros Novas Oportunidades. Também está disponível em algumas lojas, para venda directa.

Fonte: Exame Informática, JNTek SAPO, Jornal de NegóciosYou Tube

Etiquetas: , , , ,