<< Entrada

Operadoras receiam Skype móvel

3 de Abril, 2009

O facto do Skype passar a estar disponível nos telemóveis, não está a agradar aos operadores de telecomunicações que receiam, em consequência disso, ver reduzidas as suas receitas. 


 


Segundo o Wall Streeet Journal, devido ao facto da empresa ter anunciado versões do software para Nokia, iPhone e, brevemente, para BlackBerry, está a originar que as operadoras estejam a tomar decisões relativamente à implementação de novas regras. 

Como exemplo disso mesmo, refira-se a Deutsche Telekom, que decidiu que nenhum cliente poderá instalar qualquer sistema VoIP nos equipamentos para fazer chamadas sob pena de ver o seu contrato bloqueado. Em espanha a Telefónica estabeleceu que a utilização de Skype só pode ser feita via WiFi e nunca por 3G. 

A Vodafone, por seu lado, indicou que não tenciona bloquear qualquer chamada sobre IP feita nas suas redes de terceira geração. 

São também relatados (maioritariamente no Canadá) casos em que os utilizadores não conseguem descarregar a aplicação para os seus telemóveis.

Por sua vez, a Free Press, um grupo aberto de acesso à internet, abriu hoje uma petição na Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC) para discutir as restrições impostas pela Apple e AT&T quanto à impossibilidade de se realizar ligações de voz sobre IP via 3G.

Fonte:Tek SAPO e MACMAGAZINE

Etiquetas: ,