<< Entrada

O 25 de Abril recordado minuto a minuto no Twitter

24 de Abril, 2009

Segundo um dos mentores da iniciativa, Paulo Jacob, técnico de informática radicado na Irlanda, os momentos marcantes da “Revolução dos Cravos” vão ser rememorados e recontados minuto a minuto na Internet dia 25 num microblog da rede social Twitter de modo a perceber “se o Movimento das Forças Armadas tivesse uma conta no Twitter, como é que eles relatavam o 25 de Abril?”


A ideia surgiu numa conversa com o seu amigo José Felício, professor do primeiro ciclo licenciado em Filosofia e também “apaixonado pelas novas tecnologias”.

Ambos naturais do Porto recorreram ao Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra para reconstituir, com o máximo rigor, a cronologia da revolução.

Foi revelado que conseguiram “uma linha de tempo bastante interessante. Com um pequeno programa que estou a fazer, vamos tentar que o Twitter envie mensagens a determinadas horas, correspondentes aos principais momentos do 25 de Abril”.

Ao longo de 24 horas, serão publicados dezenas de twitts (mensagens do Twitter), assinalando a hora e minuto a que aconteceu cada situação.Vão ser publicados também ‘links’ [hiperligações] para o arquivo de som da Universidade de Coimbra e para uma série de documentos (leitura de comunicados e fotografias).

De acordo com o que está delineado, o primeiro “twitt” será publicado em http://twitter.com/25Abril1974 às 22:00 de 24 de Abril, estando previsto que uma das mensagens iniciais será uma ligação à gravação do momento em que a Emissora Nacional transmitiu a canção de Paulo de Carvalho “E Depois do Adeus”, o sinal combinado pelos capitães do MFA para iniciar a revolução.

“Grândola, Vila Morena” será outras das canções a ouvir nesta reconstituição.

Segundo Paulo Jacob, no dia 26 “a ideia é colocar o código fonte do programa e toda a cronologia” no blog http://250474.blogspot.com/, afirmou Paulo Jacob, acrescentando que “a máquina estará ligada para repetir tudo em 2010”.

Para os dois mentores desta iniciativa, ambos na casa dos 40 anos, esta é “uma forma diferente de comemorar o 25 de Abril”, contando como foi a revolução com o recurso de uma ferramenta bastante utilizada pelas gerações que nasceram depois do derrube da ditadura.

Outras notícias relacionadas:
«Onde é que você estava no 25 de Abril?»

A revolução de Abril

Etiquetas: , , ,