<< Entrada

InovGrid – 50 mil clientes vão ter acesso a contadores inteligentes

16 de Setembro, 2008

Um projecto-piloto denominado InovGrid, que junta EDP, INESC Porto, EFACEC, Janz e Logica no desenvolvimento de novos contadores de electricidade, arranca em Outubro, numa primeira fase-piloto.«Pretendemos que haja diversidade. O projecto pode abranger participantes com perfis rurais ou urbanos de vários pontos do país.

Do mesmo modo, não se pretende limitar aos lares tradicionais – também podem participar clientes empresariais, por exemplo,» disse à Exame Informática João Peças Lopes, coordenador da Unidade de Sistemas de Energia do INESC Porto.

Através do projecto InovGrid foram desenvolvidos, no último ano, uma nova geração de dispositivos que permitem uma maior interactividade entre cliente e fornecedor de electricidade.

De acordo com comunicado do INESC Porto, Portugal está em vias de se tornar o primeiro país do mundo com um sistema de telecontagem inteligente (apenas a Itália levou a cabo experiências do género).

Para os clientes que vierem a participar no InovGrid será necessário instalar um Energy Box – um contador que permite saber na hora e “em casa” o consumo de energia registado até ao momento, bem como as evoluções verificadas no passado.

O Energy Box possibilita ainda a mudança de tarifa, pela mão do cliente e através do próprio dispositivo, bem como dispõe de funções de gestão de unidades de micro geração.

Com data de conclusão prevista para 2010, o projecto InovGrid prevê um investimento de 12 milhões numa primeira fase.

O InovGrid implica a interligação entre contadores Energy Box e um sistema central de informação sobre os clientes.

Este sistema pode eliminar erros de leitura, contribuir para uma gestão mais eficiente e fomentar um consumo energético mais racional nos lares portugueses, acreditam os responsáveis pelo projecto.

Fonte: Exame Informática