<< Entrada

Magalhães chega às escolas do primeiro ciclo

22 de Setembro, 2008

Começaram a ser entregues pelo Governo, em 16 concelhos, os primeiros portáteis Magalhães aos alunos do primeiro ciclo.
Matosinhos, Sabrosa, Albufeira, Amadora, Castelo Branco, Faro, Lisboa, Lourinhã, Mafra, Mortágua, Paredes, Ponte da Barca, Portel, Portimão, Resende e Santo Tirso são os primeiros concelhos a receber o portátil.

O Ministério da Educação e as autarquias estão ainda a negociar o financiamento da Internet de banda larga para os novos computadores.

Convém lembrar que o Magalhães é um computador portátil especialmente concebido para os alunos do primeiro ciclo do ensino básico, produzido em Portugal pela JP Sá Couto em parceria com a Prológica e baseado no design Classmate da Intel.

O objectivo do projecto governamental é distribuir 500 mil portáteis aos alunos do primeiro ciclo até ao fim do ano lectivo que poderão ter acesso ao computador portátil a custo zero, se abrangidos pelo primeiro escalão de apoio escolar, os do segundo escalão vão pagar vinte euros e os restantes 50 euros.

O centro da distribuição do Magalhães, serão as escolas, devendo aí os pais procurar informação e não num site central como se verifica no programa e-escolas. Os professores de algumas escolas receberam já na semana passada formação sobre o Magalhães.

Programa de acesso a computadores e Internet alargado aos 5º e 6º anos

O primeiro-ministro anunciou esta terça-feira, em Matosinhos, o alargamento do programa governamental de acesso a computadores e Internet aos alunos do 5º e 6º anos de escolaridade.

Segundo José Sócrates, os alunos podem optar pelo «Magalhães», disponível desde hoje para os alunos do 1º ao 4º ano de escolaridade, ou pelo programa e-escolas destinado aos alunos do 7º ao 12º anos de escolaridade.

«Podem optar pelo programa que mais lhes convêm nas mesmas circunstância que os restantes alunos», sublinhou José Sócrates, que falava na escola EB1 Padre Manuel de Castro, em S. Mamede Infesta, Matosinhos

Fonte: Tek SAPO, Exame Informática e Sic Online

Dúvidas sobre o Magalhães
Informação governamental sobre o “e-escolinha” (ficheiro em PDF)
Características do Computador que está a ser distribuído

Computador para crianças, mas sem filtros
No “Magalhães” também é possível aceder a conteúdos “sensíveis” e pornográficos

Discurso de José Sócrates em Matosinhos
O Primeiro-ministro está em S.Mamede de Infesta para entregar o computador

Magalhães
Computador portátil é para ser vendido em todo o mundo


Computador pouco português
A ideia já é conhecida noutros países

Computador português
Portátil de baixo custo tem como destino as crianças entre os 6 e os 10 anos


PC made in Portugal
Governo pretende que o “Magalhães” abranja 500 mil crianças no próximo ano

Etiquetas: , , , ,