<< Entrada

Os sites das nossas escolas

9 de Junho, 2008

Depois de uma pesquisa pelos sites das Escolas (Secundárias e Técnico-profissionais) do distrito de Santarém, constatámos que são bastantes aquelas que ainda não têm uma presença Institucional minimamente aceitável na Internet.

Hoje, decorridos oito anos após a definição dos objectivos da Agenda de Lisboa/da Sociedade do Conhecimento e quando as escolas estão a desenvolver programas nesse âmbito (ex. programa novas oportunidades e certificação de competências), esta situação é difícil de entender.

As escolas são um instrumento privilegiado para a elevação do patamar de conhecimentos no domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação.
Actualmente, fazem parte do corpo docente das escolas, professores licenciados na área das Tecnologias de Informação e Comunicação e nelas existem alunos com conhecimentos bastantes para poderem colaborar na manutenção e dinamização do site da sua escola. Assim sendo, é necessário alterar esta situação.
É claro que, neste processo, os Conselhos Executivos devem assumir um maior envolvimento, o Ministério de Educação deverá participar de forma efectiva, definindo um conjunto de funcionalidades “obrigatório” a todos os sites da Escolas Secundárias.
Urge, pois, responder às actuais necessidades das comunidades que servem – candidatos a alunos, alunos actuais, encarregados de educação e professores.
.

Etiquetas: , , , , , , , , , ,