<< Entrada

C. M. de Coruche continua a apostar pouco na área das TIC

2 de Outubro, 2007

Em 2000, à data da Agenda de Lisboa, a Administração Central apresentava uma percentagem média de 2% (note-se 2 em 100) de funcionários nas carreiras de Tecnologias de Informação e Comunicação, o que foi definido como bastante insuficiente e a alterar.

De 2000 a 2008, dum modo geral, essa percentagem tem vindo a aumentar de forma significativa nos serviços da Administração Pública. Contrariamente, na Câmara Municipal de Coruche, decorridos 8 anos, o movimento é de sinal contrário. Continua a não ter nenhum licenciado a exercer funções nessa área e baixou a percentagem de 0,87% para 0,58% (0,58 em 100), o que é manifestamente pouco.

Em 2007 dos 10 estágios aprovados no âmbito do PEPAL (6 para licenciados e 4 para técnico-profissionais, não abriu nenhum para as áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Em 2008, já foram abertas candidaturas para:

1 lugar – Licenciatura em Arquitectura;
1 lugar – Licenciatura em Engenharia do Território ou, Gestão de Tráfego Rodoviário ou Gestão do Território;
1 lugar – Licenciatura em Educação Básica.

Se considerarmos que é necessário:

  • elevar o patamar de desenvolvimento do eGovernment Municipal;
  • implementar o Simplex a nível local;
  • manter em pleno funcionamento todo o parque informático instalado;
  • cumprir os objectivos do projecto Lezíria em Rede (e abri-lo aos cidadãos).
  • preparar o concelho de Coruche para a sociedade da informação e criar condições para que o universo daqueles com acesso aos benefícios das TIC seja aumentado drasticamente e a custo acessível, porque a realidade está à vista.


O TICMAIS (Movimento e-Coruche) considera que este caminho não é consequente com os objectivos da Agenda de Lisboa, com o que já preconizava o POR-LVT 2000-2006 e muito menos com o que preconiza o QREN 2007-2013 nos seus grandes objectivos.

 

Quadro de Pessoal e Remunerações 2008, consulte aqui.
 

.

Artigo publicado no  Jornal Mais Região

Etiquetas: , , , , , , , , , , , , , ,