<< Entrada

Coruche, o novo Aeroporto e o Arco Metropolitano de Lisboa

10 de Janeiro, 2008

A construção do novo aeroporto em Alcochete, seria, estamos certos, a infraestrutura que colocaria Coruche, “efectivamente”, dentro do denominado “Arco Metropolitano de Lisboa“.

Eis alguns exemplos de infraestruturas prometidas, e que, no respeito por um modelo de crescimento sustentado e harmonioso, poderiam trazer benefícios para o concelho de Coruche numa lógica de “complementaridade” com a Área Metropolitana de Lisboa :
. a localização do novo aeroporto internacional de Lisboa em Alcochete, e o correspondente estudo de impacto ambiental;
. a construção da nova ponte rodoferroviária Chelas/Barreiro e.uma auto-estrada de ligação ao novo aeroporto; todo um conjunto de ligações (rodoviárias e TGV); e ainda uma cidade aeroportuária com todo um conjunto de infra-estruturas associadas, desde áreas logísticas, comerciais, industriais e de turismo e lazer que estão para vir;
. a possibilidade da rede de abastecimento de gás natural chegar ao Parque Industrial do Monte da Barca e à DAI, possibilitando assim, numa segunda fase, a sua chegada a outras zonas, designadamente a um futuro Parque de Negócios ou Tecnológico e à Vila de Coruche;
. a possibilidade, de parte das Vilas de Coruche e do Couço, poderem vir a beneficiar – com algum atraso, é certo – de um conjunto de “novas” infraestruturas, designadamente por cabo (TV , Telefone e Internet) e, o Centro Histórico da Vila de Coruche, de medidas de reabilitação urbana.

Nota ticMAIS:Nos novos tempos de mudança com que nos confrontamos, a linha de actuação tem de ser sempre de antecipação proactiva e não reactiva. O Parque de Negócios é um bom exemplo.

Etiquetas: , , , , , , , , , , , ,