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As autarquias, o ‘Magalhães’, o ‘e.escolinha’ e…

1 de Agosto, 2008

O novo programa ‘e.escolinha‘, embora a chegar às escolas a conta-gotas, vai continuar a distribuir, em condições preferenciais, este ano lectivo, 500 mil portáteis ‘Magalhães’ com acesso à Internet aos alunos do 1.º, 2.º, 3.º e 4.º anos do primeiro ciclo, o que quer dizer que o computador irá fazer parte integrante do material escolar das escolas do ensino básico.

Estão as Autarquias já preparadas para lidar com esta realidade?

Se considerarmos a evolução do parque informático público já instalado por todos os concelhos deste país (serviços municipais, juntas de freguesias,  comunidades educativas e sociais, bibliotecas, bombeiros, museus, etc.), o aumento substancial do número de equipamentos que se verificará com o programa agora anunciado e as responsabilidades no combate a exclusão digital (que também são autárquicas), impõe-se que sejam criadas (quanto antes),  pelos municípios,  estruturas locais que consigam dar resposta, de forma eficiente e célere, a todo esse potencial informático.
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Assim como existem os Piquetes de Águas, de Electricidade, etc., também na área das TIC (Tecnologias da Comunicação e Informação)  deverá haver um acompanhamento de qualidade, eficiente e célere (ao nível do hardware, software e redes) com carácter pedagógico e formativo através de Unidades Móveis e Online (é preciso ensinar a pescar), de modo a aproveitar cada vez mais as verdadeiras potencialidades das TICs e impedir paragens frequentes por coisas de nada.
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Como é evidente, se o parque informático está a crescer rapidamente, o número de pedidos de ajuda tenderá também a crescer e a ser solicitado de locais diferentes e distantes uns dos outros.
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Mas, para além de colocar computadores nas escolas e de cuidar do parque informático (não só resolvendo os problemas mas ensinando a resolver), é preciso capacitar os seus docentes para que eles dêem as suas aulas com a ajuda dos meios digitais, utilizando o computador como um aliado.
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Como é evidente, a formação em TIC assume aqui um papel de maior importância tanto para educadores, pais e cidadãos em geral.
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Também os prolongamentos de horário no 1.º Ciclo e as actividades de enriquecimento curricular que neles têm lugar, relativamente às áreas das Novas Tecnologias, têm de merecer outra atenção.
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No caso das tecnologias de informação e comunicação, não basta dar o peixe e até dar a cana de pesca, é preciso que os potenciais pescadores saibam como e quando usar a cana de pesca“.

 

NOTAS:
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Em relação aos acessos Internet de Banda-Larga existentes no concelho de Coruche, é de salientar que decorrido mais de um ano de nós aqui insistentemente tevantarmos o problema, continua a verificar-se bastantes limitações deste tipo de acesso, em zonas muito significativas do Concelho de Coruche e onde existe, as condições e as velocidades ainda são muitos limitadas e caras, o que quer dizer que muitos dos alunos que irão receber computador, terão muitas dificuldades no acesso à Internet.
Para que os benefícios potenciais das TIC possam ser apropriados pelas pessoas no seu dia a dia é necessário que estes tenham meios para aceder em condições de igualdade a essa informação de forma fácil, rápida e a custo acessível.
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