<< Entrada

A Internet em Coruche teima em não melhorar

19 de Março, 2008

Senhores políticos locais, já lá vão oito anos!

Entre os anos 2000 e 2002, alguns de nós fizeram parte dum grupo (de jovens e menos jovens) que fizeram pressão junto da PT e dos Órgãos Municipais, alertando para a necessidade que o concelho tinha de acessos Internet ADSL-Banda Larga.


Para minimizar os efeitos de não termos, nessa data, acessos de Banda Larga (o que hoje ainda não acontece na totalidade do Concelho), fomos daqueles que, como tantos outros tiveram de andar em cima do telhado das casas onde residem, a colocar pontos de acesso Inernet (Acessos point), que permitissem melhorar a comunicação (gratuita) entre grupos de pessoas.

A partilha de informação e de conhecimentos entre as pessoas envolvidas foi bastante frutuosa nesse período. Nessa altura, houve mesmo um grupo de jovens bastante dinâmicos que tentaram instalar uma rede Wireless na vila, tendo, para o efeito, solicitado à Câmara Municipal de Coruche ajuda para a sua aquisição e instalação, bem como autorização para a colocação da antena no depósito de água da vila.

Como a receptividade não foi muita, o projecto não avançou e, desse grupo de jovens, restam muito poucos a viver ou a trabalhar no concelho, pois, como tantos outros, tiveram de deixá-lo, logo após o 9º ano, para prosseguirem os seus estudos na área das TICs e noutras, que em Coruche não foi possível frequentar. Jovens que hoje fazem cá muita falta, nomeadamente para ajudar a alterar esta realidade.

Situação actual:

No que diz respeito aos acessos ADSL Banda-Larga existentes no concelho, é de salientar que decorridos praticamente dois anos de nós aqui termos levantado o problema, continua a verificar-se a ausência deste tipo de acesso, em zonas muito significativas do Concelho de Coruche e onde existe, as velocidades ainda são muitos limitadas.

As famílias e as empresas, no concelho, pagam aqui um duplo custo de interioridade, com bastante atraso beneficiam de determinados serviços, têm de pagar mensalidades mais altas, beneficiando em contrapartida de velocidades mais baixas e dum leque de opções bastante reduzido, em relação a outras zonas do país, que podem optar por melhores tarifários e velocidades mais elevadas: Cable-Modem (tv por cabo), Wireless, EVDO, WiMAX; IPTV (triple play),GSM, Hot spots, etc.

Mas se estas diferenças ao nível do país já são um grande desafio a vencer, outros há ainda maiores.

Como vamos nós encurtar distâncias entre os países que lideram este campeonato. Hoje cidades inteiras por esse mundo fora disponibilizam ou estão a disponibilizar aos seus cidadãos redes wireless e WiMAX de forma gratuita ou com tarifas baixas (de cidadania) e com cobertura geográfica total.

GLOSSÁRIO:

CABLE MODEM
Por cabo (tv por cabo)

IPTV (Triple Play)
Recepção de TV ou sinal de vídeo ou outros serviços multimédia via Internet, em particular uma ligação de banda larga. Uma única set-top box pode ser utilizada para isto e oferecer múltiplas ligações com diversas TVs, distribuindo o serviço por toda a casa. Triple Play – (Televisão Digital + Telefone + Internet)

GSM
Global System for Mobile. Rede de rádio digital, internacionalmente standardizada, que permite a transmissão de voz e de dados.

GPRS
General Packet Radio Service. Tecnologia que permite a transmissão de dados a uma maior velocidade nas redes GSM.

EDGE
Também conhecido por EGPRS, evolução do GPRS

UMTS
Universal Mobile Telecommunications System. Standard internacional de comunicações móveis de terceira geração, que integra serviços de multimédia e de telemática, permitindo a transmissão de dados uma velocidade superior à da tecnologia GSM, também referida W-CDMA.

HSPDA
3,5G – Também conhecido por super 3G

EV-DO
Evolution Data Optimised. Tecnologia de acesso de terceira geração com velocidade de transmissão de dados de até 2,4 Megabits por
segundo.

1xEV-DO
Evolução do EV-DO.

WIRELESS
Nome genérico dado a qualquer sistema baseado em rádio que permite a transmissão de informação sem a necessidade de uma ligação física por meio de fios ou cabos.

WiMAX
Técnologia sem fios, de banda larga, com longo alcance e alta taxa de transmissão.

XMAX
Técnologia de banda larga, sem fios, de longa distncia e com consumo de energia baixo.

HOTSPOTS
São pontos de acesso sem fios à Internet. Através de equipamentos colocados em locais de acesso público

.

Notícia publicada no Jornal Mais Região

Etiquetas: , , , , , , , , , , , , , , ,