<< Entrada

Os Projectos Municipais na Geração QREN 2007/2013

18 de Dezembro, 2007
As assimetrias interior/litoral e Portugal/média dos países mais desenvolvidos só poderão ser combatidas com êxito se os investimentos estratégicos no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN 2007-2013) forem efectivamente aplicados de forma mais selectiva do que até aqui tem acontecido.
Os fundos da União Europeia e nacionais nem sempre têm servido para construir as infraestruturas que permitiriam desenvolver as zonas do país mais atrasadas.
Há que analisar os erros cometidos, corrigir essa situação e canalizar parte significativa dos investimentos para projectos verdadeiramente indutores de desenvolvimento sustentado.
O Programa Operacional da Região de Lisboa e Vale do Tejo (POR-LVT 2000/2006) já definia como prioritário os projectos relativos ao desenvolvimento do potencial humano e empresarial. O actual Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN 2007-2013) assume, claramente, esses objectivos, como grande desígnio estratégico.

Um Programa de mudança para mudança de Projectos
Face a tais objectivos, daqui fazemos um pedido a todos os responsáveis pelo desenvolvimento da nossa Região para que, duma vez por todas, incorporem no discurso e nos programas esse desígnio e não remetam, mais uma vez, estes objectivos para segundo plano em favor de outros que não promovem nem consolidam um desenvolvimento económico sustentável.
Há que preparar o concelho e definir os objectivos programáticos para um quadro de apoio bastante competitivo, centrado na qualificação dos Portugueses, valorizando o ambiente, o conhecimento, a ciência, a tecnologia e a inovação, bem como a promoção de níveis elevados e sustentados de desenvolvimento económico.

Etiquetas: , , , , , , , , , , , , , , ,